top of page

Nota de Pesar e Solidariedade


É com grande pesar que a Federação do Povo Huni do Acre - FEPHAC comunica o falecimento do patriarca do povo Shanenawa, sr. Bruno Brandrão Shanenawa, falecido aos 107 anos na Aldeia Morada Nova, Município de Feijó-AC, em consequência Cardiopatia e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.

Bruno foi um grande parceiro de luta dos povos indígenas pela demarcação dos territórios e defesa de direitos, somando-se à luta de lideranças antigas e históricas da região do Envira, tais como os o Caciques Chico Barbosa, Manoel Carlos, Nilo Martins, Geraldo Martins e Galdino. O Nome Shanenawa significa “povo do pássaro azul”, trata-se de um pássaro muito raro de ser visto hoje em dia. Da raridade do pássaro que simboliza o seu povo era feito também o caráter desse grande patriarca Shanenawa, que será sempre lembrado por sua postura de liderança forte. Por isso lamentamos a sua morte, e nos unimos ao luto da família e do povo Shanenawa, e desejamos que ele encontre seu lugar merecido de descanso.

Por sua luta e pela referência que foi para o seu povo e para todos os demais povos originários, FEPHAC, na pessoa de seu presidente, Ninawa Huni Kui, vem manifestar a solidariedade de todos os Huni Kui ao luto do povo Shanenawa.



Ninawa Inu Pereira Nunes Huni Kui

Presidente da FEPHAC


bottom of page