top of page

I Conferência da Juventude Indígena de Feijó



Entre os dias 05 e 06 de outubro foi realizada a I Conferência da Juventude de Feijó, na Aldeia 40, com o tema "As diferentes formas de organizar".

Contando com a presença de 90 participantes, entre jovens dos 03 povos habitantes da região - huni kui, shanenawa e ashaninka - representantes de organizações indígenas e governamentoais.

O evento foi articulado pela Coordenação da Juventude Huni da Fephac, na pessoa de Isaka Ruy Nunes, também atual Coordenador da UFIRJ debateu assuntos de interesse para organização e avanço das demandas da juventude indígena a nível regional e nacional.

Destacamos a presença do presidente da Fephac Ninawa Huni Kui, tanto na participação, quanto do apoio às jovens Huni kui e os jovens de outros povos, neste tão importante momento.

Manifestando grande empoderamento e consciência, os dois dias da conferência foram recheados de muitos debates e deliberações em prol da organização, mobilização e luta pelos direitos indígenas e das pautas específicas da juventude.

No primeiro dia houve uma apresentação acerca da iniciativa da criação de uma organização específica da juventude, para discutir e pautar temas que têm passado ao largo das preocupações das organizações já existentes, tais como a profissionalização, educação, inserção da juventude nas políticas públicas já existentes, participação dos jovens nos espaços de tomada de decisão. Neste 1º dia foram divididos 04 grupos de trabalho para discutir propostas de políticas no âmbito da educação, intercâmbios, festivais e fortalecimento organizacional. No segundo dia foi feita uma roda de conversa com todas as instituições convidadas para que as mesmas apresentassem o que teriam a oferecer para os jovens. Em seguida foram selecionadas as delegações de jovens que participarão da Conferência estadual da juventude no ano que vem. Dentre as deliberações destacamos o apoio à candidatura de Manoel Maná Gomes ao pleito eleitoral de 2018, e a adesão ao projeto de etnoturismo do povo huni kui que vem sendo desenvolvido pela FEPHAC através de seus assessores e instituições parceiras.

Cabe ressaltar por fim que ainda em outubro será realizada a Conferência da Juventude na Região de Santa Rosa do Purus, também com a organização da Coordenação da Juventude Huni Kui.



bottom of page