top of page

Presidente da FEPHAC participa do I Seminário de Saúde Indígena promovido no Acre.

O Conselho Federal de Medicina -CFM realizou neste dia 6 de abril, no Auditório da UNINORTE em Rio Branco, AC, o I Seminário sobre Saúde Indígena para debater as necessidades sanitárias dos indígenas, principalmente dos 15 povos que habitam o estado.

O presidente da FEPHAC, Ninawa Huni Kui participou do evento como palestrante, na qualidade de Assessor Distrital do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Alto Purus e estudante do primeiro ano de Medicina da Universidade Amazônica de Pando (UAP). Em sua fala, além de fazer uma retrospectiva histórica acerca da criação do subsistema de saúde indígena, também apresentou a experiência específica e estrutura do DSEI Alto Purus.

Também se fizeram presentes no evento alguns representantes indígenas huni kui, dentre eles Maná Gomes e Zezinho Yube, ambos conselheiros da FEPHAC, e ainda os jovens Tiago e Tadeu do Jordão.

Dentre as propostas e reflexões trazidas ao longo do dia, discutiu-se a criação efetiva de estágios para estudantes de medicina em contextos indígenas, a introdução de disciplinas que contemplem a diversidade étnica dentro do currìculo escolar, bem como o respeito a essa diversidade no âmbito de um atendimento mais humanizado.


bottom of page