top of page

“Que o tempo seja capaz de transformar a dor da perda em uma saudade serena, que acalme o coração em



Em nome do povo Huni Kui quero expressar nossos sentimentos de dor e tristeza pela perda de Rayane Apurinã e Yanawa, jovem que buscou em sua existência o preparo para ajudar na melhoria da saúde indígena, filha única de Antônio Apurinã e Letícia Yawanawa. Sabemos que é difícil de aceitar e impossível de imaginar a dor que um pai ou uma mãe sentem ao perder um filha(o). No entanto, a nossa vida não pertence a nós e nem de nossos filhos. Pois cada um tem o seu tempo e sua missão, e por mais difícil que seja compreender, devemos nos confortar acreditando que Rayana cumpriu a sua, iluminando a vida de todos que a conheceram com sua presença e existência, e sendo exemplo a todos que a conheceram acerca do quanto podemos quando acreditamos naquilo que queremos e pelo que lutamos.

Ela será sempre lembrada pelos que ficaram, pelo seu sonho de ser médica e, principalmente por vocês, que tanto amor lhe dedicava e que agora a manterá presente através de saudade.

Pedimos ao Grande Espírito Criador forças para confortá-los! Saibam que nossos corações choram com o seu, e recebam de mim, e de todo povo Huni Kui os mais sinceros pêsames.



Ninawa Huni Kui

Presidente da FEPHAC


bottom of page