top of page

Manoel Maná Gomes, Coordenador da OPITAR e Conselheiro Deliberativo da FEPHAC cumpre extensa agenda

Durante o mês de abril, Maná Gomes, co-fundador da TI Colônia 27, Coordenador da Organização dos Povos Indígenas do Rio Tarauacá - OPITAR e membro do Conselho Deliberativo da FEPHAC cumpriu uma entensa atividade ligadas à promoção e defesa e promoção dos direitos indígenas. Confira, nas suas sempre bem colocadas palavras os resultados destas atividades:

"Bom dia caros amigos e parentes ! Venho aqui relatar as demandas deste últimos dias do mês de abril de 2017 , foram bem corridos apesar do cansaço, as lutas por nossos direitos não param. No dia 05 de abril participei do 1 seminário de saúde indígena realizado pelo Conselho Federal de Medicina em Rio Branco Onde foi discutido vários assuntos relacionados a saúde do nosso povo. No dia 06 e 07 na CPI fui convidado para o seminário estadual para discutir a educação escolar para o conhecimento curricular diferenciado das escolas reconhecido pelo Conselho estadual e federal de educação. Logo mais no dia 10 recebi o convite para uma reunião com a vice governadora, onde se tratou da implantação e reconhecimento do centro pedagógico de formação Hunikui na aldeia água viva T-I Carapanã. E mais adiante nos dias 13 e 14 foi realizado a Assembléia Ordinária da FEPHAC ,na aldeia pinuya T-I 27, Onde foi discutido gestão ambiental e territorial e sobre os assuntos do presente e futuro do povo hunikuī e os papéis dos conselhos fiscais e deliberativo, e também discutido parlamentos indígenas nas demandas de 7 vereadores hunikuī, foi definido também que no mês de junho vai ter a reunião onde será definido o nome do candidato para disputar o pleito de Deputado estadual em 2018. Em 18 e 19 fui convidado para a reunião do Conselho Distrital Indígena do alto juruá para discutir vários assuntos da saúde indígena desta região que aconteceu no auditório da Labsul em Cruzeiro do Sul e também participei da entrega de 05 carros na aldeia Katukina , para melhorar a assistência de saúde dos Pólo Base do alto Rio Juruá , logo mais fui para solenidade juntamente com a equipe do governo do estado, onde foi dado ordem de serviço para perfuração de poços nas Terras Indígenas Poyanawa, Katukina, Shanenawa e colônia 27-Pinuya. E assim as agendas não param, e isso serve para fortalecimento e reconhecimento sobre assuntos direcionados ao povo indígena do estado do Acre".

Parabenizamos esse parente, por sua atuação sempre produtiva e competente no fortalecimento do Povo Huni Kui e dos Indígenas como um todo.



bottom of page