top of page

Ação truculenta da polícia reprime manifestação pacífica dos indígenas em Brasília.

De 24 a 28 de abril, Brasília recebe a Mobilização Nacional Indígena - Acampamento Terra Livre. O evento que já ocorre tradicionalmente todos os anos no mês de abril, reúne representantes indígenas de todo o país que vão à Capital Federal para se manifestar em busca da garantia dos direitos dos povos originários. Neste ano, o número de participantes foi estimado em 3 mil.

Na data de hoje, 25 de abril, o protesto envolveu uma 'marcha fúnebre', no qual os indígenas carregaram cerca de 200 caixões simbolizando o genocídio dos povos originários, o fim do ato envolvia depositar os caixões de frente do Congresso Nacional. A polícia agiu de maneira repressora com bombas, gás de pimenta e balas de borracha. Alguns parentes saíram machucados.

Mais uma vez, vemos um protesto pacífico terminar com violência e dor da parte daqueles que estão lá para lutar por suas vidas e territórios.

Os caixões representam nossos parentes assassinados pelo latifúndio e pela política anti-indigenista dos que querem acabar com nossos direitos constitucionais,” disse Sonia Bone Guajajara, coordenadora nacional da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil.



Confira um vídeo do momento do ataque feito por um dos participantes da manifestação:


Leia mais nos links abaixo:




bottom of page