top of page

Delegação Huni Kui vai participar da Bienal de Veneza - Itália.


Entre 13 de maio e 26 de novembro de 2017, sediada na cidade de Veneza, Itália, ocorrerá "La Biennale di Venezia”, evento que arte que contará com uma instalação do artista Ernesto Neto. Este artista vêm, há alguns anos, unindo suas composições com a arte tradicional dos kenê kui, um dos mais importantes bens culturais do Povo Huni Kui do Acre.

Mas além de levar as peças, este ano também foram convidados à viagem uma delegação composta por seis huni kui, inclusive duas ainbu kenaya: Siriani (Maria Carlos) e Ikuani (Ana Paula). Completam a delegação Ninawa Huni Kui, presidente da Fephac, Yube, Conselheiro da Federação e Assessor do Gov. do Acre para Assuntos Indígenas, Siã Osair Sales, liderança geral do Jordão, e Siã Tadeu liderança na Aldeia São Joaquim e um dos filhos do grande Pajé Iká Muru.


A viagem terá duração de dez dias e, durante a mesma, Ninawa pretende também aproveitar para buscar a articulação de parcerias e projetos que possam trazer benefícios tanto para o fortalecimento institucional quanto para para o povo Huni Kui como um todo. Assim, nesta viagem ele leva consigo alguns dos muitos Projetos intentado pela Federação, tais como um Encontro de Juventude e Anciões Huni Kui, oficinas de trocas de saberes entre as mestras artesãs, e um curso de Direito instrumental voltado para indígenas.



bottom of page