top of page

Federação do Povo Huni Kui do Acre realiza a sua II Assembleia Extraordinária



A II Assembleia Extraordinária da Fephac aconteceu durante os dias 06 e 09 de agosto, na Terra Indígena Kaxinawá Igarapé do Caucho, no município de Tarauacá. Contando com a presença de 160 huni kui das diferentes regiões do estado, bem como com a participação de diversos parceiros, o evento foi palco de uma série de discussões relevantes, tais como o debate para criação de um protocolo comunitário, os projetos atualmente desenvovidos nas Terras Indígenas Huni Kui, empoderamento das mulheres, museologia social indígena e criação da rede de memória do povo huni kui, educação e juventude e a ratificação da escolha do nome de Maná Gomes como pré candidato do povo huni kui ao cargo de Deputado Estadual para o pleito de 2018.

Outro ponto que merece destaque é o início da construção de um Plano Federativo de Desenvolvimento e Sustentabilidade do Povo Huni Kui. O Plano tem uma proposta de duração de cinco e esse trabalho está sendo desenvolvido dentro dos eixos garantias de direitos, políticas estratígicas, direitos e garantias de gênero e juventude, estatégias de valorização da cultura. No tocante às mulheres, é importante destacar que pela primeira vez as mulheres das diferentes regiões tiveram garantida a participação para discussão de pautas específicas, bem como se fez possível a eleição da primeira representante de mulheres que irá atuar na recém criada Coordenação que passa a integrar o corpo institucional da FEPHAC. Do mesmo modo, foi eleito um representade de jovens, Isaka Rui Huni Kui, que atuará junto à Federação para a consolidação de demandas específicas da juventude, principalmente a formação educacional. Especialmente para participar da solenidade de abertura, a TI Igarapé do Caucho contou com a presença do Senador Jorge Viana e do Deputado Léo de Brito, que, por questões de agenda, não puderam permanecer até o final dos trabalhos. Além deles, participaram da Assembleia representantes da FUNAI, IFAC, IPHAN, CIMI, EMAP, Dantes Editora e Guardiões Huni Kui. É importante também destacar que neste ano, a convite da FEPHAC, representantes de outros povos se fizeram presentes acompanhando e participando das discussões. Dentre os povos que marcaram presença encontravam-se Jaminawa, Apurinã, Kaxaxari, Shanenawa, Munduruku e Puri.

A Assembleia se realizou mediante apoio da FUNAI, bem como contribuições de parceiros e das lideranças das 05 regiões do povo huni kui. E, do ponto de vista dos participantes, esta foi uma das melhores Assembleias já realizadas, tanto em termos de organização, logística e qualidade dos debates, o que demostra o amadurecimento do trabalho da FEPHAC no sentido da unificação do povo huni kui. Do mesmo modo, a atuação e os esforços do Presidente Ninawa Huni Kui à frente da instituição ao longo dos últimos anos foram reconhecidos e elogiados.



bottom of page