top of page

I Encontro Brasil - Assembleia da Aliança dos Guardiões da Mãe Natureza.




O presidente da Federação do Povo Huni Kui do Acre participa entre os dias 10 e 16 de outubro, do I Encontro Brasil - Assembleia dos Guardiões da Mãe Natureza, o qual está sendo realizado Centro de Formação Vicente Caãnas- em Luziânia - GO, e que reúne representantes dos povos originários de diferentes regiões do mundo em prol da luta em defesa do Meio Ambiente. Diz o texto da apresentação: "Somos fortes nas nossas diferenças: na imagem das nossas florestas, das nossas terras e dos nossos céus, a nossa diversidade e a riqueza e a energia viva das nossas futuras trocas. Conjuntos, temos o dever de construir pacificamente uma visão comum a fim de iluminar o futuro da nossa humanidade".

A Aliança foi lançada por ocasião do COP21, sendo formado por representantes dos povos originários dos diferentes continentes, bem como por instituições internacionais, e visa mostrar ao mundo que se faz possível, e necessário, a existência de modos de vida mais harmônicos, que garantam tanto a sobrevivência da diversidade quando a adoção de um modelo de desenvolvimento que seja mais respeitoso para com os direitos humanos e o meio ambiente. O evento também tem por fim homenagear o líder Kaiapó Raoni Txucarramãe, que é um dos fundadores da Aliança.

Nesse sentido, o encontro pretende consolidar a atuaçao dessa aliança enquanto voz independente e inspiradora para o mundo, bem como alertar às instituições políticas, industriais e à mídia, para a necessidade e urgência da adoção de medidas a nível mundial que visem a interrupção das ações danosas ao meio ambiente, como forma de garantir a própria sobrevivência da humanidade, grandemente ameaçada na atualidade em face das inumeráveis agressões cujos efeitos já se fazem sentir, tais como drásticas alterações climáticas, das quais se derivam a ocorrência das cada vez mais frequentes catástrofes naturais em diferentes partes do globo.

O evento, com duração de uma semana, conta com vasta programação de debates, oficinas e reflexões conectadas à defesa do meio ambiente e construção de uma agenda positiva no sentido de fortalecimento desta luta que cabe a todos travar. Além de Ninawa Huni Kui, que participará como debatedor, o Acre é também representado por Benki Piyãko do povo Ashaninka, que irá apresentar no sábado 14 de outubro uma palestra intitulada "Brasil: A escola da Floresta", tratando da experiência que vem sendo desenvolvida por seu povo em prol da sustentabilidade ambiental.


Confira abaixo a galeria de imagens e vídeos do evento:




bottom of page