top of page

Jovens Huni Kui realizam mais uma Conferência da Juventude: esta foi a vez de Santa Rosa!



Esta semana foi realizada a I Conferência da Juventude Huni Kui de Santa Rosa do Purus, mais um evento promovido pelo jovem Isaka Ruy Nunes, liderança da nova geração que tem se destacado na luta pelo protagonismo e demandas da juventude. Isaka atualmente lidera a organização da Juventude Indígena de Feijó, e é o Coordenador da Coordenação de Jovens da Fephac.

Das 22 Aldeias Huni Kui de Santa Rosa, o encontro contou com a participação de jovens e lideranças de 18 aldeias. O evento contou com o apoio do Vice-Prefeito Francisco das Chagas Domingos, e de Gilberto Domingos Kaxinawa, o atual Assessor indígena do Município de Santa Rosa, ambos Huni Kui.

No evento foram discutidas questões ligadas às demandas dos jovens, tais como educação e qualificação profissional, bem como a programação da juventude indígena para o ano de 2018.

Conforme declarou Isaka, a Conferência termina com o saldo positivo, apesar das dificuldades enfrentadas para a sua realização:

"A juventude de Santa Rosa não esta sozinha, as lideranças indígenas estão com elas! Das 22 aldeia huni kui 18 estavam presente as demais não se fizeram presente devindo nos não termos conseguido o apoio suficiente para trazermos os lideres e a juventude das aldeia. Por isso digo, não vou baixa cabeça com isso vou lutar e conseguir realizar as demais conferências".

Convém destacar, também que durante a Conferência as lideranças e jovens presentes unanimemente declararam seu apoio à pré-candidatura de Maná Gomes a Deputado Estadual do povo huni kui.

Parabéns a Isaka Ruy e a todos os jovens e lideranças que se envolveram na realização desta Conferência, que por si só já é uma grande conquista da nossa juventude na busca de seus sonhos e objetivos.


bottom of page